Emagrecimento

O que é melhor: emagrecer ou perder peso?

Muita gente vive se perguntando: é melhor emagrecer ou perder peso? Hoje em dia, essa é uma das questões mais importantes quando estamos falando de saúde, e mesmo assim, poucas pessoas realmente procuram saber a resposta.

Com tantas dietas e restrições, a vontade principal é apenas perder peso, mesmo que isso signifique não ser saudável.

Você deve estar confusa e se perguntando “como assim?”, então vamos à explicação: perder peso é diferente de emagrecer, e nem sempre pode ser sinônimo de saúde.

Isso se dá pela diferença entre cada pessoa, entre seu metabolismo e seu organismo no geral.

Para algumas mulheres, um determinado peso pode ser acima do recomendado, enquanto para outras, essa mesma medida pode demonstrar desnutrição e possíveis problemas.

Não existe a ideia de “Peso Ideal”. O ideal é você possuir um percentual de massa magra de acordo com as características de seu metabolismo, e consumir todos os nutrientes necessários para o seu corpo, o que dificilmente será igual ao de outra mulher.

Muitas pessoas perdem peso por questões de doenças, por exemplo, e isso não é saudável, muito menos benéfico para ela.

Se envolver em dietas restritivas e checar o seu peso constantemente podem fazer o inverso daquilo que você espera, te prejudicando e dificultando ainda mais o seu emagrecimento de forma saudável e eficaz.

A prática de emagrecer com saúde consiste na perda apenas da gordura corporal que está armazenada, sem prejudicar o restante do organismo.

Emagrecer é melhor e mais saudável do que simplesmente “perder peso”, mas como fazer isso?

Entenda seu metabolismo

Cada pessoa tem um metabolismo diferente, de acordo com sexo, idade, genética, atividades do dia a dia e etc.

O metabolismo nada mais é que o conjunto de reações químicas e atividades celulares que acontecem no nosso organismo.

É através dele que novas células são criadas, que energia é fornecida, alimentos digeridos e etc.

O metabolismo é muito citado na saúde e emagrecimento justamente por ser o responsável pela energia e pela quebra das células de gordura.

A taxa metabólica, ou seja, a velocidade de queima de gordura pelo organismo, é a que define se seu organismo irá ou não acumular gordura.

Essa taxa metabólica é o que varia entre os indivíduos. Homens tendem a possuir uma taxa metabólica maior em relação às mulheres, assim como pessoas com mais idade tem uma atividade metabólica menor em relação às mais novas.

Mesmo cada pessoa tendo um metabolismo diferente, é possível acelerá-lo e auxiliar a sua atividade de acordo com o tipo de alimentação e com exercício físico.

Para saber com mais precisão a taxa metabólica, existe um exame chamado Bioimpedância, onde são avaliados percentuais de gordura e massa magra, o peso e água corporal, entre outros itens.

As informações do exame de Bioimpedância são úteis para calcular o Índice de Massa Corpórea, ou IMC. O IMC é de extrema importância para a manutenção da sua saúde, e logo iremos abordar mais sobre ele.

Como calcular a taxa de metabolismo basal

Como calcular a taxa de metabolismo basalA taxa de Metabolismo Basal se refere ao quanto de energia o seu organismo gasta quando está em repouso.

Ela é importante para a avaliação da sua taxa metabólica e da quantidade de calorias que você deve consumir diariamente.

Para descobrir a taxa de metabolismo basal, é necessário fazer o seguinte cálculo:

  • Homens: 66 + (13,7 x peso) + (5,0 x altura) – (6,8 x idade)
  • Mulher: 665 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura) – (4,7 x idade)

Diferença entre perder peso e perder medidas

Já falamos um pouco sobre isso na introdução, mas é sempre importante ressaltar: perder peso nem sempre é sinônimo de saúde.

O nosso peso é referente ao conjunto de tudo o que possuímos, sejam ossos, água, órgãos, músculos, gorduras e por aí vai.

A perda de peso é referente a perder a quantidade de alguma dessas coisas, o que nem sempre é algo benéfico.

Diferença entre perder peso e perder medidas

Já quando falamos de emagrecimento e de perder medidas, tratamos sobre gordura e gordura localizada, ou seja, apenas em relação a àquilo que não é benéfico ao nosso corpo.

Por isso, podemos dizer que perder medidas é melhor do que perder peso.

Perder medidas, ainda, pode estar relacionado com o ganho de músculos, e nesse caso, pode não acontecer a diminuição do peso, por exemplo.

Emagrecer e perder medidas também está diretamente relacionado com as taxas metabólicas, com o consumo de calorias, o IMC, com atividades físicas e com o tipo de alimentação que você leva.

Calcule seu IMC

Falamos bastante sobre o IMC, mas como calculá-lo? É bem simples!

Para calcular o seu Índice de Massa Corpórea, basta fazer a seguinte conta: peso/(altura x altura).

Depois, você pode comparar o resultado com essa tabelinha para saber se está dentro dos padrões recomendados.

Calcule seu IMC

Reeducação alimentar e remédios naturais

O ponto mais importante para perder peso com saúde e obter um emagrecimento eficaz é através da mudança de hábitos. Ou seja, trabalhar a reeducação alimentar e investir atividade física.

Todas as pessoas que desejam alcançar esse objetivo, devem se planejar para:

  • Praticar exercícios constantes, trabalhando todos os grupos musculares e respeitando seus limites;
  • Ter uma dieta saudável, equilibrada e sem a necessidade de muitas restrições;
  • Mudar hábitos diários para ter uma melhor qualidade de vida.

Esses são fatores essenciais para sentir as diferenças no corpo a médio prazo.

Reeducação alimentar e remédios naturaisAlém das mudanças de hábito, também existe a possibilidade de se fazer o uso de remédios naturais para emagrecer com saúde, como Quitoplan.

Este tipo de medicamento é uma ótima opção para auxiliar na queima de gordura e no ganho de massa magra, que são os músculos, órgãos, ossos e etc.

Mas nunca é de mais lembrar: é sempre recomendável contar com o auxílio de profissionais do esporte, da nutrição e da medicina para obter melhores resultados.

5 (100%) 1 vote

Deixar um comentário